Template para vídeos

  • brunogael
  • Avatar de brunogael Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
12 anos 1 mês atrás #65972 por brunogael
brunogael replied the topic: Re: Template para vídeos
aproveitando, Karolinah...
Como funciona esse gantry? Tentei instalar, mas não encontrei onde mexer...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
12 anos 1 mês atrás #65987 por karolinah
karolinah replied the topic: Re: Template para vídeos
Bruno, sobre as miniaturas eu não consegui entender muito bem, talvez por que eu uso um sistema diferente. Entenda assim, quando eu crio um artigo, eu não crio uma miniatura pra ele. Eu deixo ele montado, e quem cria as miniaturas é os módulos que uso. De forma prática, funciona assim... crio o artigo, publico na categoria que desejo. Na minha pagina principal, eu uso módulos como o News Show da Gavick, ou Content Slider da joomlart, ou qualquer outro. Nesse módulo, eu personalizo qual a categoria eu quero que seja exibida, e qual o layout dele. Esse módulo puxa a imagem do artigo, e aplica uma miniatura (thumbs) criado automaticamente.

Uma outra forma, talvez te ajude mais... quando você cria um artigo, você pode personalizar pra que quando ele estiver aberto, o texto introdutório que você separou pelo "leia mais" não seja exibido. Novamente de forma prática... você cria o artigo, cria uma introdução e coloca a miniatura. Coloca a barra "leia mais", e dali pra baixo você escreve o artigo da forma que ele vai ser exibido quando a pessoa clicar nele... o que está acima da barra não vai aparecer quando a pessoa clicar nele... entendeu?
Pra fazer isso, é simples: Conteúdo/gerenciador de artigos/ vai aparecer os artigos, e em cima, do lado direito, tem um ícone cinza "opções". Ao clicar uma janela abre, então em Artigos, você define a opção "Introdução" como Ocultar.

Agora sobre o Gantry, acredito que não exista um tutorial em português, mas pretendo preparar uma, pois é uma ferramenta que considero revolucionária, e muitas pessoas não sabem explorar.
No momento não posso fazer isso, mas o que eu posso te falar por cima é o seguinte: Se você instalou, notou que junto dele veio um template... quando você abre no painel de administração o template, deve ter notado que para esse template existe agora uma barra de ferramentas bem ampla. Ali é a configuração de tamanho das colunas, personalização, padronização, informações, etc. Ele já vem com algumas coisas como font-sizer, Google Analytics, "ir pro topo" deslizante, mensagem de aviso, acessibilidade pro IE6, etc... O mais importante pra você é que o Gantry usa 360 grid ([url=http://www.960.gs" onclick="window.open(this.href);return false;]http://www.960.gs[/url] - veja abaixo os modelos que pode criar com esse grid). Isso se trata das posições do template. Você tem assim uma disposição de 12 x 16 colunas. Ou seja, você usa essas posições para personalizar seu site da forma que achar melhor. Criando infinitos tipos de layout. Com o template já instalado, você pode personalizar o que já tem ali, ou pode tirar tudo e começar do zero com sua criatividade.
Então você faz uso de módulos, componente e plugins para auxiliar essa criação. Por exemplo, se você não gosta do menu, você pode usar uma extensão de menu que personaliza ele como achar mais ideal. Se não gosta da forma que as ultimas ou principais noticias são exibidas, você usa um módulo para isso. Se quer deixar o tamanho de introdução padrão, você usa um plugin. E assim por diante.
A principal coisa que você deve pensar agora Bruno, é que o Joomla trabalha muito melhor quando você esquece o mundo wyswyg (programas que você monta o site usando o mouse), e mergulha no mundo de lógica. Pois no joomla o que realmente importa é as posições que o template tem. O resto, como banners, menus e fundo, você personaliza apenas criando imagens e posicionando-as.

Desculpe se escrevi demais... vou resumir o que puder em um tutorial que em breve vou fazer...rs

Dá uma boa olhada no site, entenda como ele funciona e o que criam usando esse framework, e vai postando suas dúvidas aqui que eu vou ajudando no que puder, ok? Nesse momento fica mais fácil pra mim te ajudar nas dúvidas que você for tendo do que fazer um tutorial completo...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • brunogael
  • Avatar de brunogael Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
12 anos 1 mês atrás #65998 por brunogael
brunogael replied the topic: Re: Template para vídeos
wowww! obrigado karolinah! me esclareceu muito.
sobre as miniaturas, o que quis dizer é os seguinte, vou ver se consigo explicar:
Estou tentando construir um site de vídeos mas criando a partir de artigos, como vc mesmo sugeriu. Pois bem. Na página do vídeo, quero que tenha somente o vídeo, por isso não posso colocar uma imagem, que seria a que vai aparecer na página inicial. Além das miniaturas que aparecerão na página inicial, ainda tem aquelas que aparecem na barra lateral de "vídeos relacionados, ou último adicionados". por isso perguntei se existe alguma forma dessa imagem aparecer na página inicial, mas ser ocultada no artigo, pra que apareça somente o vídeo, ou se tem alguma outra forma. por exemplo, no site que passei, na página inicial, tem os links dos ultimos vídeos em forma de imagens personalizadas. só que quando vc clica nessa imagem, ela não aparece na página do vídeo em questão. assim como as imagens correspondentes dos vídeos que aparecem ao lado do player com os ultimos adicionados. são imagens personalizadas para que seja linkado com a página do vídeo. acho que não estou sendo muito claro.. rs é simples, mas é dificil de explicar.
vc conseguiu compreender?

sobre o gantry, depois que escrevi aqui, que localizei o template. achei muito bacana. realmente, tem muita coisa a ser explorada. achei uma ferramenta muito valiosa. só preciso de mais tempo pra conseguir arriscar alguma coisa lá.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
12 anos 1 mês atrás #66010 por karolinah
karolinah replied the topic: Re: Template para vídeos
Nossa Bruno... não briga comigo, mas eu não entendi! Acho que sou meia "lerdinha" kkkk

Gosto mais da prática do que a teoria, então vamos lá... Você tem sua página principal... nela vai aparecer a miniatura dos vídeos, mas quando alguém clicar, ele não vai abrir... ele vai direcionar para página de artigos, onde só o vídeo vai abrir... é isso?

Se for, você vai ter que criar uma imagem sim... e fazer igual eu disse acima:

Uma outra forma, talvez te ajude mais... quando você cria um artigo, você pode personalizar pra que quando ele estiver aberto, o texto introdutório que você separou pelo "leia mais" não seja exibido. Novamente de forma prática... você cria o artigo, cria uma introdução e coloca a miniatura. Coloca a barra "leia mais", e dali pra baixo você escreve o artigo da forma que ele vai ser exibido quando a pessoa clicar nele... o que está acima da barra não vai aparecer quando a pessoa clicar nele... entendeu?
Pra fazer isso, é simples: Conteúdo/gerenciador de artigos/ vai aparecer os artigos, e em cima, do lado direito, tem um ícone cinza "opções". Ao clicar uma janela abre, então em Artigos, você define a opção "Introdução" como Ocultar.


Se não for assim, você pode usar um lightbox... você cria uma imagem, e quando a pessoa clicar, abre um vídeo na tela, sem mudar de página... o fundo esmaece e apenas o vídeo é exibido.
Isso funciona assim, você cria uma miniatura e publica no artigo, em url direciona pro video e seleciona o plugin de popup lightbox que escolheu... entendeu? É até engraçado perguntar se você entendeu, por que acho que foi eu quem não entendeu nada... kkkkkkkkkkk

Se fuçar bem, encontra alguns plugins que até criam a miniatura automaticamente, mas acho que deve ser mais difícil...

Essa aki é free, dá uma olhada que vai entender o que eu quis dizer e ver se serve pra vc...
http://www.joomlalondon.co.uk/extension ... box-plugin
Lá em baixo, em Movies tem as amostras referentes ao meu exemplo...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • brunogael
  • Avatar de brunogael Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
12 anos 1 mês atrás #66012 por brunogael
brunogael replied the topic: Re: Template para vídeos
nãaaaao! huauhhauhua você clica na imagem, a vai para o vídeo, mas a imagem que a pessoa clicar, não vai aparecer no artigo. entende? da mesma forma que está no site que passei o link. a imagem que linka para o vídeo quando você clica, não aparece quando a página abre.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.