Segurança no Joomla!

  • Claudio Silva
  • Avatar de Claudio Silva Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Colaborador
  • JCB! Colaborador
Mais
8 anos 4 meses atrás #99818 por Claudio Silva
Claudio Silva created the topic: Segurança no Joomla!
Acabo de publicar um novo site e quse que imediatamente, já tenho um número absurdo de visitas (mais de 400 em uma semana).
Não é a primeira vez que isso acontece.
Da primeira vez eu fiquei todo feliz, pois estava publicando um site de um cliente que dveria funcionar como uma comunidade internacional. Como eu havia inserido várias notícias relacionadas ao assunto de interesse do site, eu achei que tinha acertado em cheio e que tinha conseguido muitos visitantes em pouco tempo.
Mas lgo depois eu me dei conta de que na verade havia alguma coisa de errado naquele número astronomico de visitas.
Agora aconteceu de novo com esse site.
Eu imagino que isso seja devido a ataques para explorar vulnerabilidades do sistema.
Mas não tenho conhecimento técnico para determinar isso com segurança.
O texto já ficou muito longo, vou direto para a parte final.
Eu peguei uma relação de IPs pelo log de erros do Cpanel.
Cheguei a bloquear vários deles para não acessarem mais meu domínio, mas depois me dei conta de que eu poderia estar bloquenado um indexador qualquer (um bot ou robot) e então, voltei atrás e desbloquiei todos.
Mas queria propor uma ideia,
Que tal se formássemos um grupo de utilizadores para tentar criar uma espécis de Lista Negra de possíveis hackers (ou crackers) do Joomla?
Estudaríamos uma forma de ter certeza de ser um ataque de "exploit" ou "dorks" e então o IP iria para uma lista pública de hackers.
Não sei se tem como realizar essa ideia, mas seria bom ter como se defender desses nojentos, dessa raça nojenta de pessoas que só querem destruir o trabalho dos outros.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.