Criar posição para modulo dentro do content

  • wiedthauper
  • Avatar de wiedthauper Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Estagiário
  • JCB! Estagiário
Mais
11 anos 9 meses atrás #76487 por wiedthauper
wiedthauper created the topic: Criar posição para modulo dentro do content
Olá, gostaria de saber se há como criar uma posição na pagina de artigos do joomla, ou seja, adicionar uma posição ao joomla que seja exclusiva da pagina de artigos, ja tentei copiar posição do index.php e colar dento da default.php de artigos do tema e criar uma posição no xml, mas nada acontece ou simplesmente desconfigura toda a pagina, gostaria de saber se há alguma maneira de fazer isso?
Preciso desta posição porque quero que determinado modulo apareça acima dos comentários, e o meu sistema de comentários é um plugin, ou seja, embutido no content.
Se alguém souber fala ai, vlw!

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.


Mais
11 anos 9 meses atrás #76493 por Uriel
Uriel replied the topic: Re: Criar posição para modulo dentro do content
não sei se dara certo, mas >>
http://joomlapro.com.br/blog/43-carrega ... -extensoes

abraço

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • wiedthauper
  • Avatar de wiedthauper Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Estagiário
  • JCB! Estagiário
Mais
11 anos 9 meses atrás #76564 por wiedthauper
wiedthauper replied the topic: Re: Criar posição para modulo dentro do content

Uriel:
não sei se dara certo, mas >>
http://joomlapro.com.br/blog/43-carrega ... -extensoes

abraço


Muito bom cara, funcionou direitinho, aproveitando para complementar para futuros curiosos, para criar uma posição nova basta abrir o arquivo .xml padrão do tema e adicionar o campo <position>nomedaposicao</position> junto com as outras, e após, adicionar o codigo que esta no link citado acima na pagina que você queira que carregue aquela posição.
Obs: Tem que ser no código fonte né, não vão querer colocar isso dentro de um artigo que não vai funcionar kk

Abraço

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
11 anos 9 meses atrás #76567 por Uriel
Uriel replied the topic: Re: Criar posição para modulo dentro do content
Pode fazer algo mais fácil de entender ??
Pois para iniciantes vai ser complicado!!

Abraço

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • wiedthauper
  • Avatar de wiedthauper Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Estagiário
  • JCB! Estagiário
Mais
11 anos 9 meses atrás #76641 por wiedthauper
wiedthauper replied the topic: Re: Criar posição para modulo dentro do content
Então, vou explicar o processo todo de forma detalhada:

Antes de tudo faça um backup da pagina que você for editar!
Na verdade não se pode definir um modulo especifico em tal lugar, o que se pode fazer é carregar uma posição do template em qualquer lugar do site (claro que se adicionada na pagina de artigos irá aparecer em todos os artigos, o mesmo com a categoria e com a index.php que fará carregar a posição em todo o site, mas isso pode ser corrigido escolhendo o item de menu onde o modulo deve ser carregado), então o mais pratico seria criar uma nova posição no template, para fazer isso basta abrir o diretório do seu template que esta dentro da pasta templates, dentro da pasta do seu tema abra o arquivo "templateDetails.xml" procure neste documento onde estão as posições do seu tema(geralmente irá ter varias posições uma em cima da outra identificadas com a tag <position>nomedaposição</position>), achado isso adicione uma linha ao fim delas com as mesmas tags mas com o nome da posição que você quer cria, não use acentos.
Ex: <position>minhaposicao</position>
Após criar isto salve o documento.

Agora vamos editar o codigo php da pagina que queremos que ela seja adicionada, no meu caso é a pagina de artigos, para isso vamos editar a pagina php padrão de artigos da template, para chegar a ela siga este caminho, templates/pastadoseutema/html/com_content/article, dentro desta pasta edite o arquivo default.php e ache a posição que você quer na pagina (para não ocorrer uma quebra no php procure adicionar sempre após o comando "<?php endif; ?>"), achando o local desejado na pagina cole o seguinte codigo:
<?php
$document = JFactory::getDocument();
$renderer = $document->loadRenderer('modules');
$options = array('style' => 'none');

echo $renderer->render('minhaposicao', $options, null);
?>
Onde o "minhaposicao" é o nome da posição que você criou, após isso salve o documento.

Agora para aparecer o modulo basta ir no gerenciador de módulos do joomla e adicionar o modulo desejado na posição que você criou que já estará listada dentre as outras posições, salve o modulo e ele irá aparecer na posição criada no site.

Qualquer duvida estou a disposição.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.