JavaScript: Como testar se Textfield contém @ [RESOLVIDO]

  • lucascatani
  • Avatar de lucascatani Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Professional
  • JCB! Professional
Mais
14 anos 8 meses atrás #10848 por lucascatani
lucascatani created the topic: JavaScript: Como testar se Textfield contém @ [RESOLVIDO]
Boa noite pessoal, estou estudando JavaScript e Php, alguma coisa ainda to patinando então gostaria da ajuda de vcs.... Vamos lá:
-Tenho uma função para validar um campo EMAIL

[color=#800000:3qpo2onh]<script type[/color:3qpo2onh]=[color=#0000FF:3qpo2onh]"text/javascript"[/color:3qpo2onh][color=#BF0000:3qpo2onh]>[/color:3qpo2onh]
function valida[color=#0000BF:3qpo2onh](){[/color:3qpo2onh]
[color=#0000BF:3qpo2onh]var[/color:3qpo2onh] email = [color=#BF00BF:3qpo2onh]document[/color:3qpo2onh].formulario.txtEmail.value

[color=#40FF00:3qpo2onh]<!--Testa se o email esta em branco e e valido-->[/color:3qpo2onh]
[color=#0000BF:3qpo2onh]if [/color:3qpo2onh](email.length == [color=#FF0000:3qpo2onh]0[/color:3qpo2onh])
{
[color=#BF00BF:3qpo2onh]alert[/color:3qpo2onh]("Digite um email válido!")
[color=#BF00BF:3qpo2onh]document[/color:3qpo2onh].formulario.txtEmail.focus()
[color=#0000BF:3qpo2onh]return false[/color:3qpo2onh]
}
else
{
[color=#800080:3qpo2onh]alert[/color:3qpo2onh]([color=#0000BF:3qpo2onh]"Inclusão da empresa efetuada com sucesso!"[/color:3qpo2onh])
[color=#0000BF:3qpo2onh]return true[/color:3qpo2onh]
}
[color=#BF0000:3qpo2onh]</script>[/color:3qpo2onh]


Até agora ele detecta se está em branco e da um ALERT, seguido de FOCO no campo para digitar o email.

Gostaria de saber se tem como eu verificar o seguinte: se dentro deste campo existe "@" e "."

Sei que tem n validadores de email em JavaScript na net, mas eu quero que ele verifique se tem dentro desse campo uma arroba e um ponto....

como fazer isso??????

Abraços!!!

Lucas Catani
[b:1bmpfj72]Blog[/b:1bmpfj72]: <!-- m --><a class="postlink" href=" www.l9web.com.br/blog/ " onclick="window.open(this.href);return false;"> www.l9web.com.br/blog/ </a><!-- m -->
[b:1bmpfj72]MSN:[/b:1bmpfj72] <!-- e --><a href="Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.</a><!-- e -->
[b:1bmpfj72]L9WEB | WEBSITES[/b:1bmpfj72] <!-- m --><a...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.


Mais
14 anos 8 meses atrás #10850 por elvisvinicius
elvisvinicius replied the topic: Re: JavaScript: Como testar se Textfield contém @
Fiz a função abaixo há muito tempo e nunca falha. Se o e-mail foi digitado corretamente ela retorna um valor boolean (verdadeiro).

( ^^)
/**
 * Validação de e-mail
 *
 * @param  string  email
 * @return  bolean
 */
function isEmail(email)
{
	var email = email;
	var pattern = /^&#91;_a-z0-9-&#93;+(\.&#91;_a-z0-9-&#93;+)*@&#91;a-z0-9-&#93;+(\.&#91;a-z0-9-&#93;+)*(\.&#91;a-z&#93;{2,3})$/;

	if (pattern.test(email)) {
		return true;
	} else {
		return false;
	}
}

Já o arroba, nao testei, mas talvez uma expressão regular assim:
/^(@)$/

deva funcionar.

( ^^)

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • lucascatani
  • Avatar de lucascatani Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Professional
  • JCB! Professional
Mais
14 anos 8 meses atrás #10873 por lucascatani
lucascatani replied the topic: Re: JavaScript: Como testar se Textfield contém @
Achei esta função na internet no site http://codigofonte.uol.com.br/codigo/js ... javascript



function ValidaEmail()
{
var obj = eval("document.forms[0].txtEmail");
var txt = obj.value;
if ((txt.length != 0) && ((txt.indexOf("@") < 1) || (txt.indexOf('.') < 7)))
{
alert('Digite um email válido!')
return false
}
}

na verdade adaptei ela, depois coloquei uma chamada para ela dentro da funcao valida()


<!--Chama a função valida email-->
if (ValidaEmail() == false)
{
document.formulario.txtEmail.focus()
return false
}

Obrigado pela dica acima.... abraços!!!!

Lucas Catani
[b:1bmpfj72]Blog[/b:1bmpfj72]: <!-- m --><a class="postlink" href=" www.l9web.com.br/blog/ " onclick="window.open(this.href);return false;"> www.l9web.com.br/blog/ </a><!-- m -->
[b:1bmpfj72]MSN:[/b:1bmpfj72] <!-- e --><a href="Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.</a><!-- e -->
[b:1bmpfj72]L9WEB | WEBSITES[/b:1bmpfj72] <!-- m --><a...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.