[RESOLVIDO] ..o cliente não paga. E agora?

Mais
14 anos 1 mês atrás #28094 por mvcirino
mvcirino replied the topic: Re: ..o cliente não paga. E agora?
Por favor não me interpretem mal, pois posso parecer ríspido. Mas a intenção é compartilhar experiências de negócios. Portanto não vou falar em designer e essas coisas, mesmo porque sou péssimo nesta parte.

As minhas regras básicas são:
* Seja profissional - Sem sem ter empresa constituída formalmente, faça todos os trabalhos com contrato, especificando direitos e deveres de cada um.
* Opte por meios de pagamentos seguros - Tenha contrato com uma empresa que trabalhe com todos os meios de pagamento possíveis. Cartão, boleto, parcelamento. E que esta empresa agregue valor ao seu trabalho, como consultas ao SPC e protesto de títulos. Cheque ou promissórias são furadas. Mesmo em caso de pagamento em dinheiro, emita um boleto para o cliente e dê a baixa - carimbe como Pago - e dê uma cópia para o cliente. Eu recomendo a F2B. Pagseguro já me deu prejuízo de R$330,00 alguns anos atrás e nunca resolveram.
* Seja o provedor dos sites que você hospeda - Desta forma você consegue ter um contrato de hospedagem de sites e outro do desenvolvimento do site. Desta forma, você pode tirar o site do cliente do ar caso tenha falta de pagamento. Não é para prejudicar o cliente, mas para proteger-se

Quando você pergunta se é judicialmente correto fazer isso, eu respondo: depende. É como um contrato de aluguel. Se você não paga o aluguel, você pode ser despejado. Porém, você tem que ter um contrato assinado entre as partes senão a coisa fica complicada. Se você for até o pequenas causas para receber R$100,00, R$300,00 ou R$500,00 vai ser desgastante tanto para você quanto para o cliente. E sua imagem como profissional pode ficar comprometida.
O correto é ter tudo documentado. Se você não tem contrato - e pelo jeito não tem mesmo - envie e-mails e combine prazos e formas de pagamentos. Uma vez acertado, envie uma notificação pelo correio com AR de tudo que ficou acertado. Se der, nem precisa ser pelo correio. Vá até o cliente de faça assinar um termo. Infelizmente o e-mail não tem valor legal judicialmente, a não ser quando assinado digitalmente com certificados de segurança.

Isso tudo é fruto da nossa profissão que não é regulamentada - não sei sua idade e nem se você é profissional de TI ou apenas um aventureiro ou até um grande conhecedor de designer, web, programação, etc. Por não ser regulamentada, não existe quem defenda nossos direitos, não temos orientações quanto as nossas obrigações. Qualquer um que faça o "cursinho na SOS Computadores" entra na àrea. O pior, não tem tabelamento de preços e serviços, não tem obrigatoriedade de projetos, de documentação; não tem nada. A maioria das coisas é feita nas coxas mesmo. Mas esse não é o objetivo nesta postagem.

Por fim, aprenda com seus erros e melhore seu processo. Não precisa se profissional de TI, mas tem que ser profissional no seu negócio.

Abs.

[url=http://www.sulmg.com.br:2py2a8pb][b:2py2a8pb].:: Conheça a SULMG ::.[/b:2py2a8pb][/url:2py2a8pb]

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • Fabio Cardoso
  • Avatar de Fabio Cardoso Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Hero
  • JCB! Hero
Mais
14 anos 1 mês atrás #28097 por Fabio Cardoso
Fabio Cardoso replied the topic: Re: ..o cliente não paga. E agora?
Ok, pessoal, muito obrigado pelas respostas. Na verdade, começarei a trabalhar sob contrato, pois estou começando nessa área como webdesigner. Sou analista de sistemas formado com especialização em engenharia, já passei dos 30 anos, mas sempre temos que aprender, não é?

Faço idéia de como fazer um contrato para esse serviço, mas gostaria que, se possível, me enviassem um para eu poder então confeccionar o meu. Por gentileza, envie para <!-- e --><a href="mailto:fabio@techie.com.br]fabio@techie.com.br[/url]<!-- e -->.

O motivo desse post na verdade, é de um site que fiz para um cliente por R$ 500,00, em agosto de 2009. Foi um dos primeiros sites que fiz, de qualidade razoável (não foi feito em joomla). Até hoje não recebi um centavo, mas também o cliente não pediu nenhuma atualização, e acredito que até agora o site não retornou nada para ele, porque, além de ele não divulgar, os produtos anunciados estão defasados. Mas eu fiz o serviço e até hoje quando eu vou lá na loja dele, ele me diz que gostou do site, mas está um pouco apertado, sem dinheiro e tal....

Mas td bem, farei o contrato. Conforme pedi, se puderem enviar um para eu ver como é, agradeço antecipadamente.

Fabio.

"Vencer a si mesmo é a maior das vitórias."
[i:3c4s7sku]Platão[/i:3c4s7sku]

"Ensinar é mostrar que é possível. Aprender é tornar possível a si mesmo."
[i:3c4s7sku]Paulo Coelho[/i:3c4s7sku]

[b:3c4s7sku]Não respondo dúvidas sobre Joomla em MP. Use o fórum.[/b:3c4s7sku]

[color=#000080:3c4s7sku]
Criação e hospedagem de sites, e-commerce. Consultoria em Joomla.
<!--...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
14 anos 1 mês atrás #28136 por mvcirino
mvcirino replied the topic: Re: ..o cliente não paga. E agora?
Fábio,

Pelo sua foto, pensei que você tivesse uns 14 anos.... aHAHUAHUAUHAUHAUHAUHAHU
Preconceito.

Olha ai uns modelos de contrato que uso. Estão em PDF, mas é só copiar e colocar no editor de textos e fazer as alterações.

Disponibilizei 3 modelos de contrato que uso.
http://www.sulmg.com.br/downloads/cat_v ... trato.html

[url=http&#58;//www&#46;sulmg&#46;com&#46;br:2py2a8pb][b:2py2a8pb].:: Conheça a SULMG ::.[/b:2py2a8pb][/url:2py2a8pb]

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • Fabio Cardoso
  • Avatar de Fabio Cardoso Autor do Tópico
  • Offline
  • JCB! Hero
  • JCB! Hero
Mais
14 anos 1 mês atrás #28140 por Fabio Cardoso
Fabio Cardoso replied the topic: Re: ..o cliente não paga. E agora?
Ok, muito obrigado. Rss 14 anos? Td bem, é melhor do que se fosse o contrário, não? Grande abraço!

"Vencer a si mesmo é a maior das vitórias."
[i:3c4s7sku]Platão[/i:3c4s7sku]

"Ensinar é mostrar que é possível. Aprender é tornar possível a si mesmo."
[i:3c4s7sku]Paulo Coelho[/i:3c4s7sku]

[b:3c4s7sku]Não respondo dúvidas sobre Joomla em MP. Use o fórum.[/b:3c4s7sku]

[color=#000080:3c4s7sku]
Criação e hospedagem de sites, e-commerce. Consultoria em Joomla.
<!--...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
14 anos 1 mês atrás #28273 por djderek
djderek replied the topic: Re: [RESOLVIDO] ..o cliente não paga. E agora?
Caro Junior,

Seu cliente precisa entender que, Desenvolvimento é um e Hospedagem é outro, mesmo que vc inclua isso na proposta. Antes de fazer o contrato faça a proposta e apresente-o para estreitar as dúvidas.

-Etrutura
-Funcionabilidades
-Diposição
-Tecnologia Utilizada e sistemas
-Conteúdo, Links, Texto (como eles devem ser enviados pelo seu cliente, de preferência digitados)
-Recursos necessários para hospedar
-Prazo de publicação e revisão de 30 dias (oline)

Agora, falando do que interessa.

Juridicamente falando você está fazendo uma prestação de serviço mesmo que direta ou indiretamente, é importante que você comunique-o formalmente pelo(s) atraso(s), de prefrência via e-mail, feito isso após 3 dias você emitirá que ainda nãorecebeu nenhum contato informando-o quanto ao pagamento em atraso referente a hospedagem da data determinada e junto no mesmo e-mail você comunica o prazo de suspensão dos serviços uma vez que consta uma fatura (pagamento) em aberto. Pronto, resolvido.

Judicialmente falando - Se ele alegar que teve prejuízos com com o site fora do ar você apresenta em Juízo os comprovantes de fatura em aberto (atraso) e os e-mails que tentou resolver isso de uma forma amigável, mesmo que ele alegue uma série de desculpas vc estará amparado pois, a prestaçãod e serviço de hospedagem é igual a energia, telefonia e vários outros, ou seja; vc usa e depois paga.

Refletindo
- Seu cliente nunca poderá alegar que pagou por algo que não usou.
- Seu cliente não alegará pelos vencimentos sem comunicados
- Seu cliente não poderá alegar que você não foi flexível em negociar.


Agora se quiser algo com apoio ao desenvolvedor em termos de hospedagem só migrar seus clientes e nós lhe daremos o suporte.

Fique tranquilo que mediante as diversas situações na prestação de serviços não necessariamente se faz se PJ o mesmo emitir comprovante. Pode enviar seus dados bancários para o cliente, ele deposita e pronto, tem o comprovante com seu nome em uma instituíção registrada com todos os seus dados...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.